quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Bem-Aventurados, os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus".(Mateus 5:10)



No sermão da montanha ou bem-aventuranças, o Senhor Jesus queria nos ensinar a termos uma vida diferente, valores que pudessem nos dar uma vida mais abundante, cheia de prosperidade, alegria, onde o Reino de Deus fosse implantado . Não era fundamentado na justiça do homem e sim na justiça de Deus, onde seria a nós englobado “ um manual de sobrevivência”, chamado Bem-aventuranças...
Nesse manual há regras claras de agir como um verdadeiro cristão, chamado para servir e obedecer Seus mandamentos, não para mérito próprio mas sim para que o nome do Pai seja sempre glorificado, e isso levaria a extinguir o velho homem, pecaminoso, que rejeitava a fé, e principalmente a Deus, pois quando pecamos estamos destituídos da sua presença ( Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”). Além disso, essa mudança traria também indagações; umas produtivas e outras muito negativas. Pois o velho homem é extinguido e o novo floresce de uma forma em evidência, mesmo que seja aos poucos, as pessoas a nossa volta começam a notar tal diferença ou mudança, pois onde a luz brilha não existe mais escuridão. (Efésios 4: 20 a 32). A justiça de Deus incomoda, ela traz paz em meio as lutas , misericórdia em meio as acusações, amor invés de ódio, perdão (Mateus 18: 21 e 22). E isso só acontece com a ajuda do Espirito Santo de Deus. Por que de nós, e de nossos esforços sem a Sua ajuda , nada dessas mudanças aconteceria em nossas vidas, seriamos levados ao fracasso. Ele nos fortalece, nos consola e nos ensina. E isso só conseguimos através de oração, consagração, jejum, humilhação,santificação, compromisso, dedicação a leitura e estudo da palavra de Deus, e o mais importante a prática de tudo isso no nosso dia a dia, dependentes da vontade de Deus, e da compreensão da mesma, num esforço continuo, matando nosso eu e sujeitando-se ao Senhor. (João 16:36).
Enfim, muitas atitudes e ações que eram cometidas não fazem mais parte de nossas vidas, muitos serão impactados pela nossa mudança e se converteram, pois reconheceram que Deus os ama como nos amou.( Jo 17:20 a 23) . Outras vezes, causará um desconforto na família, no meio de nossos amigos, no nosso trabalho, até mesmo na sociedade.
Na verdade ,essas perseguições devem acontecer pois a justiça de Deus não é igual ao do homem, ela não faz parte de politica, não faz parte de uma religião, o filho de Deus, Jesus Cristo, veio ao mundo para nos mostrar que é possível viver como Ele viveu. A justiça de Deus , é muitas vezes mostrar ao homem e a humanidade seus erros, suas teorias errôneas; ”o olho por olho, as fabulas, as mentiras , o engano, a falta de amor e perdão”. Tudo é extinguido. Os olhos são abertos. A justiça de Deus mostra o pecado em sua totalidade, em sua legalidade...
Jesus nos ensinou que isso não seria fácil e que as perseguições viriam de muitas formas, tanto psicológica como fisicamente. Os cristãos são perseguidos desde dos nossos apóstolos, mártires que enfrentaram tudo isso em alegria, pois sabiam que nada disso seria em vão. ( Atos 7:58 , Atos 16:25). E isso acontece até o dia de hoje, onde ser cristão muitas vezes é crime, é uma anomalia. Pelo mundo estão sendo apedrejados, queimados, fuzilados, massacrados....Leis estão sendo elaboradas para erradicação do povo cristão. Para que muitos neguem a sua fé diante dos homens, onde são exterminadas famílias inteiras. Bíblias são contrabandeadas como se fossem algo proibido, o que na verdade em determinados países é, cultos são realizados em secreto, em portas fechadas com o menos de ruido possível. Cristãos são ofendidos publicamente . Lei são estabelecidas distorcendo e até mesmo ofendendo a Deus.
Mas bem-aventurados são todos aqueles que mesmo sofrendo tudo isso não negam a Cristo, perseverando dia após dia diante das dificuldades, das lutas, das perseguições, em oração , jejuns, sendo irrepreensíveis diante dos homens e de Deus, praticando e cumprindo seus mandamentos.
Somos bem-aventurados quando praticamos a justiça de Deus, no estender das mãos, no praticar e seguir a paz, em perdoar, em agir honestamente em tudo e em todo lugar, em glorificarmos a Deus através de nossas atitudes, não por muito falar, em sermos exemplos de pessoas fiéis, em nosso modo de se comportar, e sendo assim nos afastando da aparência do mal, e tendo prazer na lei do Senhor, meditando nela de dia e de noite, com temor e tremor. (Salmos 1: 1 a 2).
E além disso, seremos bem-aventurados quando ao praticarmos a justiça de Deus, por amor a Ele, sermos perseguidos, atormentados, odiados, afligidos, açoitados, presos, injuriados , mortos, traídos, humilhados, entristecidos, colocados de lado, desprezados pela sociedade, pela família, pelos amigos , pelos colegas de trabalho, por uma nação, por uma lei. Pois grande será o nosso galardão, e a nossa recompensa.
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.”( Lucas 6:22-23)
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.”(Apocalipse 14:12-13)
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”(Apocalipse 21:3-7)


Amém........