sábado, 17 de agosto de 2013

FILHO PRÓDIGO......QUANDO HÁ ARREPENDIMENTO, HÁ PERDÃO....



LUCAS 15:11 A 32

E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.


Paz do Senhor a todos amados irmãos, é como muita alegria que venho publicar esse artigo, pois só estarei fazendo quando o Senhor me instruir em que devo falar, pois quero ser obediente ao Pai, somente ao Pai....E isto deve ser com amor não é mesmo?
Hoje venho falar sobre "o filho prodigo"....
Ele era uma pessoa que não era muita apegada aos valores que seu pai o havia ensinado, queria de alguma forma aproveitar a vida, pois pensava que aquilo que estava vivendo no momento era sem graça, monótono , e pior ainda ele não dava valor algum ao amor que o pai lhe proporcionava...E em seu coração tomou uma decisão muito drástica, pedir a parte de sua herança mesmo com seu pai ainda vivo...Para o pai foi um momento muito difícil pois ainda em plena faculdades mentais e vivo, e um filho pedir a herança era uma vergonha e desonra, uma loucura...Mas como amava muito seu filho lhe entregou o que lhe havia pedido...E o filho sem ao menos hesitar pegou sua herança foi embora, e imprudentemente gastou tudo com os prazeres da vida...E por fim ficou sem nada....Sem comida, sem privilégios, e pior de tudo super envergonhado, pois fora tratar de porcos, que era um dos serviços mais pequenos e sem valor....E mais humilhante ainda era esperar os porcos se alimentarem e o que sobrasse ele comia....Mas em meio a tanto sofrimento, desonra, humilhação, houve o arrependimento...Ele sabia que seu pai era um homem amoroso, um homem que sabia perdoar, e mesmo que não perdoasse, sabia que podia viver como seu empregado, pois até seus empregados eram bem tratados....Não hesitou em se humilhar, em pedir perdão, e sem pestanejar foi ao encontro do pai, muito temeroso, muito preocupado, mas pronto a pedir perdão e falar de seu arrependimento.....Como  aquele encontro prometia emoções tão boas, pois o pai depois que aquele filho saiu de casa sempre teve a esperança de vê-lo voltar..Era o que o pai mais queria!!!!Ver seu filho voltando!!! Que alegria seria, que festa!!!
Finalmente chegou o dia do filho chegar arrependido, pedindo perdão, se humilhando diante do pai!!! Para surpresa de todos a sua volta, o pai o recebeu de braços abertos, todo alegre, pois o seu filho tinha se perdido, mas agora tinha voltado!!!! A festa foi tão grande!!!  A melhor roupa, o anel no dedo selando sua aliança, as sandálias em seus pés!!!! E por fim novilho cevado para comer e alegrar-se...O filho tinha morrido mas reviveu.......que alegria!!!!
Mas em meio a tanta festa chegou o filho mais velho, que viu tudo e não conseguiu entender a festa que o pai estava fazendo, que festa era aquele para um filho tão ingrato???? E eu, nunca tive uma festa, mas sempre tive do teu lado pai??????porque ????? E o filho mais velho não quis entrar e participar de tanta alegria, por egoismo, por falta de entendimento, por ciumes, ou falta de misericórdia e amor??????
E  o pai como sempre tão amoroso, tão cuidadoso com seus filhos, tão prestativo e pronto para abençoar veio ao encontro do filho mais velho, e lhe disse "filho tudo que tenho é teu", se alegre, deixe seus egoísmos e ressentimento, e festeje comigo pois seu irmão estava morto e reviveu, tinha se perdido e achou-se...Folgai e alegrai-vos nisso!!!!!!!!!!
Esta é maior demonstração que o Pai tem por nós: "O SEU AMOR'....Que amor é esse que supera toda e qualquer dificuldade ou pecado...Muitas vezes somos como o filho prodigo, nos afastamos do Pai, para vivermos nossa vida, nossas ganancias, prazeres da carne, queremos fazer tudo sem ao menos pensarmos nas consequências, no preço a ser pago.....Quando estamos andando com Cristo, e nos fastamos dele, Ele para, fica parado, esperando nossas decisões a serem tomadas...Ele não desiste de nós, Ele espera nossa volta....mesmo que estejamos comendo a comida dos porcos, mesmo que estejamos tão sujos, tão machucados....Ele é aquele pai que sonha com nossa volta, com nosso arrependimento...Ele sonha com nosso retorno, de braços abertos, incansável...Isso mesmo!!!!Ele não cansa de esperar...E quando voltamos, é uma festa, uma grande festa, a aliança é novamente selada, o banquete é feito, o melhor: " a melhor roupa, a melhor sandália, o melhor do gado"... Ele se esquece dos nossos pecados, dos nossos erros, de nossa falta juízo....Ele é o único que paga todas nossas transgressões.......E nunca mais nos culpa.......Quando há o arrependimento, se libera o verdadeiro perdão...Somos limpos pelo sangue de Jesus....E estamos pronto a participar da ceia preparada pelo Pai....E para a grande festa no céu....sim, há festa no céu, quando uma vida se arrepende e toma a decisão de andar lado a lado com o Pai....
E mesmo que você se sinta entristecido pois o filho prodigo voltou, e houve festa, saiba que o mais importante em tudo isso não é  só a volta do filho, mas a permanência daquele que sempre esteve do lado o Pai, pois tudo que o Pai possui ainda permanece seu.......Entendeu, o seu lugar está reservado, o seu galardão será somente seu, mesmo que o filho prodigo tome o lugar dele como filho, o seu sempre será o seu não será tomado, muito menos removido, pois você continuou firme e fiel do lado do Pai....E fique atento pois virá satanás( simbolizado pelo servo) para lhe dizer que o prodigo tem mais valor que você , não acredite, não dê ouvidos, pois você tem o seu valor que é único......Você tem muito valor!!!!!!!

Muito abrigada por tudo, Deus os abençoe grandemente em nome de Jesus...Um ótimo final de semana.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário