domingo, 31 de maio de 2015

Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus e disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o sonho do rei". Daniel 2:19-23





ORAÇÃO A CHAVE DA VITÓRIA

Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso.
O rei disse a Daniel: "Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério".
Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província.
Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego administradores da província da Babilônia, enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei.
Daniel 2:46-49

Bom dia, irmãos amados. Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja sobre a vida de cada um, concedendo suas imensas misericórdia, sabedoria e paz.
A oração é muito importante para  que tenhamos orientação e fortalecimento espiritual. Orar é falar com Deus. Um livre acesso ao Pai é muito precioso, pois através de tudo isso ganhamos sabedoria diante de todas as adversidades. Somos auxiliados pelo Espirito Santo, pois muitas vezes não sabemos como pedir. O jejum é um complemento muito grande para compreendermos a vontade do Pai e ouvirmos a Sua voz. Ele nos orienta, nos adverte, nos exorta e repreende pois nos ama. Sem o Espirito Santos não temos o discernimento do errado , do pecado. 
Daniel tinha uma missão impossível em suas mãos. O rei além de pedir a interpretação do seu sonho, pediu também que falasse qual foi o sonho que ele tinha tido. Os feiticeiros ficaram apavorados pois estavam condenados a morte. Mas isso chegou aos ouvidos de Daniel, que prontamente foi a casa de Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para orarem pedindo misericórdia diante do Pai, para que eles não perecessem. Nesta parte do versículo aprende muito: Quem são nossos amigos ? O que realmente eles são em nossas vidas? São parte importante? aqueles que nos ajudam ou nos afundam?
Daniel sabia que poderia contar com eles, com sua ajuda, suas orações.Eles cultuavam o mesmo Deus, tinham a mesma fé, confiavam no Deus vivo, criador dos céus e da terra. E isso é muito importante em nossas vidas, pois o jugo desigual nos leva ao pecado , a falta de fé, ao abandono de  nossos objetivo. Temos que ter ao nosso lado amigos que nos atraiam mais e mais a Cristo, não amigos de nos afastam Dele. Isso falo em todas as áreas de nossas vidas ( namoro, negócios, amizades, casamento, lugares).
Outro ponto importante, é que Daniel não atribuiu sua sabedoria a humana, mas sim a Deus. Ele reconheceu que só Deus poderia interpretar o sonho , bem como revelar qual era esse sonho. Ele foi dependente de Deus em toda a hora. Ele sabia a quem servia, e que o Pai não deixaria ele, muito menos seus amigos perecerem, e muito mais que isso, naquele momento era necessário que Deus fosse revelado ao rei Nabucodonosor. Para que o rei soubesse que existe um Deus que vê tudo e conhece tudo.
Mais um ponto nesse capitulo é que Daniel poderia muito naquele momento querer prejudicar os outros sábios e feiticeiros, se mostrar diante do rei como o maioral, e não se importar com a morte dos outros, mas nesse momento ele mostrou misericórdia. Essa misericórdia que muitas vezes não vemos mais no nosso meio cristão, muitos ainda vivem o olho por olho, dente por dente. na verdade esqueceram que Jesus morreu na cruz por ser misericordioso a nós, pecadores, Jesus poderia muito bem nos abandonar, mas Ele não nos abandonou, e por que abandonamos as pessoas a nossa volta, ficamos no nosso mundinho, do nosso eu. Fica uma pergunta no ar: "Estou praticando a misericórdia"???
Definição de misericórdia:  
  1. 1.
    sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade.
  2. 2.
    ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão; indulgência, graça, clemência.
Depois de tudo isso, ter acontecido, depois da oração, talvez mesmo do jejum, da amizade e companheirismo, da total e verdadeira dependência  de Deus, da misericórdia e amor aos inimigos, veio a resposta, o sonho foi interpretado, o sonho foi revelado, e tudo isso Daniel atribui  a Deus. Daniel disse:" O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel , a sua interpretação"
Glória a Deus!!!!
O Senhor foi engrandecido, foi exaltado, foi anunciado ao rei, foi apresentado ao rei. Maravilhoso mistério esse. Até aquele momento o rei não conhecia o nosso Deus vivo, Deus grandioso que pode todas as coisas. Linda essa passagem, um verdadeiro evangelismo...
E mais lindo ainda, o rei prostrado reconhece  o poderio do Pai, o reconhece como Deus dos deuses, Senhor dos reis, e revelador de mistérios....lindo, lindo. Toda honra , toda glória e poder ao nosso Deus, maravilhoso, e poderoso....
Quando Daniel reconheceu que dele não aconteceria nada, que ele era humano, imperfeito, desprovido de sabedoria, e que só o Senhor era capaz de ajudá-lo, de ensiná-lo e dar a ele a sabedoria necessária. Ele se humilhou diante de Deus. E isso foi muito importante . Quando reconhecemos que precisamos do Pai, Ele vê nossa humilhação e nos recompensa.
Daniel se humilhou, diante de Deus e dos homens. E foi exaltado , o rei o engrandeceu, lhe deu muitos presentes, e o pôs como governador de toda a província da Babilônia, e o fez chefe de todos os sábios. Lindo, não precisamos passar a rasteira em ninguém para sermos honrados, precisamos na verdade é ser humildes, em oração, rendendo graças a Deus, em tudo, sem murmurações, queixumes, palavras torpes. Que  de nossos lábios saiam palavras agradáveis que edifiquem a Deus e as pessoas ao nosso lado.
E não acabou por ai, sabe os companheiros e amigos que o ajudaram em oração, sim eles.?
Daniel não esqueceu deles. A gratidão estava em seu coração. Aqueles amigos prosperaram junto com ele. "Hananias, Mizael e Azarias" foram também honrados pela sua fidelidade e companheirismo. O rei os constituiu sobre os negócios da província da babilônia. Somos daqueles amigos que só lembra quando estamos precisamos, e esquecemos deles quando estamos bem? Sua amizade é sincera? Ou não? Também fica essa pergunta em suspenso...
Um texto amplo onde mostra dependência, compromisso, amizade verdadeira, humilhação, edificação, honra, mudança de vida, e situações. Um milagre em cada versículo, um mistério profundo, onde deve ser meditado com mais carinho. Uma experiência de vida com Deus. Lindo.
Que seja gravado em nossos corações cada detalhe, cada milagre e mudança.
A exaltação vem no momento certo, não precisamos recorrer a artifícios enganosos, não precisamos pisar nos outros para subir na vida, não precisamos retribuir da mesma moeda a quem nos prejudica ou nos engana. 
Precisamos sim de nos alicerçarmos a cada dia da palavra de Deus, que possamos conhecê-Lo de ouvir falar, mas que possamos ter intimidade com Ele, não cessando de orar, jejuar, clamar, louvar, adorar, em ações de graças.
Amém?????

Amém...
Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; 1 Timóteo 2:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário