sábado, 24 de fevereiro de 2018

DEUS USA IMPROVÁVEIS ....


1 Corintios 1, 27-29
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

Hoje quero citar 2 tópico nessa palavra que me chamaram a atenção e queimou muito meu coração.
1- improvável
2- investimento
Podemos citar vários exemplos de situações ou pessoas improváveis, como Gideao, Davi, Raabe, Moisés, Pedro, Paulo e outros mais
Vou citar 3 personagens improváveis, com situações improváveis e que Deus levantou para fazer impossíveis que muitos até o dia de hoje tem suas dúvidas se isso aconteceu ou não.
1- Gideão 
JUIZES 6:11 Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Ele era o menor de sua família, da menor tribo de Israel , que é a tribo de Manassés. Ele tinha tudo pra dar errado pois naquela época Israel estava sendo escravizados pelos Midianitas, tudo que plantavam eles queimavam, saqueavam , destruíram. Era um caos naquela época, estavam passando fome.
E gideão se destacou em uma coisa , ele apesar de se achar o menor, o menos habilitado , ele teve uma idéia, ele não ficou de braços cruzados esperando a fome chegar, e a morte vir. Ele plantou o trigo, ele esperou crescer, talvez até em uma quantidade menor, mas ele ousou tentar, ele investiu seu tempo, talvez até pensando que seria em vão, mas ele investiu. É aqui que vem o investimento.
Só que ele foi mais ousado ainda na sua colheita, ele invés de malhar o trigo na eira para todos verem e ele novamente ser saqueado , ele fez o improvável, ele malhava o trigo no lagar.
Pra alguns que não saiba o lagar é um tonel de madeira alto de mais ou menos 1 metro e meio ou mais onde se pisam uvas, para fazer o vinho.
Gideão ele fez o improvável, simbolicamente ele se escondeu debaixo das asas do Altíssimo, lá bem escondido e começou a malhar o trigo, a prover sua subsistência.
O que eu quero enfatizar é que debaixo das asas do nosso Deus estamos seguros. Estamos protegidos das armadilhas de satanás.
2- RAABE
Outro improvável e que se destacou foi Raabe, uma prostituta, humilhada, tanto que morava praticamente no muro de Jericó, excluída, considerada impura. E que faz a diferença para o povo Israel, escondeu os espias, conseguiu ajudá-los. Pois tinha uma percepção do Reino e do poder de Deus maior que o povo de Deus, que muitas vezes murmurou. Apesar de só ouvir falar do grande El Shadai , ele entendeu com quem ela estava lidando , um Deus que abriu o mar vermelho, que fez milagres e maravilhas no deserto. A sua visão referente a glória de Deus se abriu. E com essa posição que ela tomou ela conseguiu salvar sua família. E obter a promessa de salvação . É muito mais fez com que essa ato tão improvável se tornou da linhagem da descendência de Jesus. Foi tataravó de Davi.
Glória Deus ! Ele faz o improvável , o que não ter valor algum, ser lembrado , ser exaltado no tempo certo, e para sua glória.
Vamos lá. Improvável na bíblia temos muito, mas um se destacou entre todos, é lembrado por seus feitos, sua humildade, sua confiança em Deus, por atos de coragem, conhecido como o Rei segundo o coração de Deus.
3- Davi
Estarei falando de Davi, um menino ruivo, pequeno , que não tinha porte de guerreiro, pastor de ovelhas. E estudando um pouco sobre ele descobri que ele cuidava das ovelhas que ninguém queria, das mancas, feridas, malhadas, e com defeitos.
Mas ele tinha um diferencial ele não se importava com isso, ele cuidava com amor. E em meio a tudo isso ele falava com Deus, ele adquiriu experiência em proteger suas ovelhas, matou um urso, um leão. Recitou o salmos 23 : O Senhor é meu pastor e nada me faltará .
E o que mais se destacou na trajetória da vida de Davi foi sua confiança em Deus.
Em certa ocasião, seu pai mandou levar comida para seus irmãos numa batalha e ver como eles estavam. E lá estava aquele gigante afrontando a todos , ao povo de Israel. E Davi ficou muito indignado com isso, pois ninguém afronta Deus e fica impune. Mas o improvável só é feito por improváveis. Ele rejeitou a armadura que Saul lhe tinha lhe oferecido. Ele pegou apenas 5 pedrinhas e um estilingue. E a fé dele não foi no visível foi no invisível.
Em 1 Samuel 17:26
Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? "
1 Samuel 17:45 e 46
E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
E ele venceu em o nome de Jesus
Muitos riram dele, acharam ele um louco, um ignorante em guerra, muitos até falaram entre si, a casa de Jessé hoje ficará em luto. E o improvável venceu. Através de um ato improvável.
Uma pergunta hoje pra igreja, para mim, e para todos nós. Vc se acha um improvável  ??? O que está sendo improvável na sua vida ???
Sua família é improvável, seu emprego dos sonhos é improvável ? Seu ente querido é improvável, a abertura de seu negócio, a salvação, o sucesso financeiro, sua promoção na empresa, seu aumento de salário, seu sonho, o que está sendo improvável na sua vida ??? Seu gigante esta sendo maior que o nosso Deus ? Ou o pecado bate a tua porta todos os dias, tentando te derrotar como um gigante ?
Saiba que o Senhor ama o  improvável, pois Ele não age de forma natural, as coisas que Ele faz são loucas aos olhos do homem.
Tenha coragem de enfrentar esse gigante em o nome de Jesus.
E aí que entra a segundo tópico da mensagem de hoje.
Investimento
Investir- tomar com ímpeto, atacar, tomar posse, tomar para si, aplicar , empregar em algo, cuidar com zelo.
Os três que citei nesse dia fizeram isso. Cada um de uma forma diferente e ao mesmo tempo igual. Como assim ?
Gideão - investiu em algo que para os olhos humanos seria um fracasso, ele gradeou, ele plantou, ele colheu, mas ele fez diferente ele investiu naquilo que ele acreditava, ele malhava o trigo no lagar.
O investimento de Raab foi o seguinte ela pensou analisou a situaçao e pensou novamente “ vou socorrer o inimigo pois sei do poder do Deus deles e eu e minha família estarão salvos.”
Davi investiu no duro, lutou com urso com leão tinha experiência de como enfrentar o inimigo e conhecia Deus de perto não só de ouvir falar.
Investimento em Deus nunca te trará derrota. Tudo parece estar dando errado investe, para que tudo e todos estão contra continua , investe.  A bençao não chega, investe. Nunca deixe de investir.
O investidor ele não cansa, ele busca estrategias, ele age, ele estuda, ele reflete, e no tempo certo ele consegue o fruto do envestimento, consegue ate multiplicar aquilo que investiu.
Só que tem um segredo em tudo isso Deus não gosta de pessoas de braços cruzados, esperando as coisas cairem dos ceus. Ele não gosta de pessoas acomodadas, indisciplinadas, murmuradoras, que não gostam de trabalhar, de por a mao na massa. Vemos isso em :
Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.


Não se atemorize, nosso investimento e conforme nosso talendo, nossas possibilidades.
Atraves de nosssas oraçoes, nossos joelhos dobrados, nossa leitura da palavra, pelas pessoas necessitas, pelos oprimidos, drogados, o estender das maos, investimento financeiro na obra do Senhor.
Saiba um segredo nem todos serao pastores, mission'arios, empresarios, levitas, cada um tem seu dom, seu talento, e sua missao. Já parou para perguntar para Deus sua missao ?
Todos citados na palavra de Deus, todos homens de Deus investiram suas vidas, multiplicaram seus talentos, tiram visao do Reino e prosperaram.
'E claro que tivemos alguns que perderam o foco e tiveram prejuizo, como Saul que sendo Rei quis fazer papel de sacerdote, e sua unçao e reinado foi tirado de suas maos, temos Esau que vendeu sua primogenitura por um prato de lentilha, e já sabemos o seu fim.
Um minerador nunca desiste de procurar, ele insiste, persiste, não fadiga, e não perde o foco. E muitas vezes passa meses, anos, para conseguir a tao sonhada petita de ouro. Ele coloca em seu coração : “ eu vou conseguir “, eu vou achar, eu vou desfrutar de tudo que investi.
Assim deve ser conosco, uma f'e inabalavel, muitos de n'os aqui na igreja fomos considerados pelo outros como improvaveis, rejeitados, que não tinhamos jeito, sem valor algum, mas saiba que alguém investiu em nos, por isso estamos aqui, foram oraçoes, joelhos dobrados, jejuns.
Pois o Senhor levanta o cansado, e o abatido, segura nas maos dos opimidos, e faz o que não tem valor sentar entre os reis, governados, como foi Jose, Ester, Davi.
Por isso invista, não canse de investir, Deus não se agrada daqueles que poe a mao no arado e voltam para tras.
O problema e no casamento invista, e nos filhos invista, e falta de emprego invista, não só em oraçao mas em cursos, em estudo.
Deus nessa noite esta falando , tá dificil invista, tá doloroso invista, não tem jeito invista, e impossivel invista, para os medicos não tem jeito invista, ate sua bencao chegar, Deus se agrada de investidores, de pessoas de coragem, pessoas que confiam Nele, que sabe que Ele e o dono de tudo, e não existe outro caminho, Ele e o caminho, a verdade e a vida.
E saiba que no tempo certo vai chegar. Sua bençao vai chegar, no tempo certo, no tempo de Deus, não canse de investir, não desvie o foco, não mude os propositos, não diga não tem jeito, pois pra Deus tem jeito sim. Deus esta no controle de tudo.
E um segredo, o improvavel e tambem investidor, ou caminha com investidores, ve ai com quem você tem caminhado, ou em que tem investido, e viva a abundancia do Deus vivo.
E saiba uma coisa não foi você, não foi com suas maos , foi Deus , Ele quem fez, para que você não se vanglorie, e por fim glorifique a Deus. E atraves de você muitas almas cheguem a Cristo. Amem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário